terça-feira, 18 de novembro de 2008

Zé Ramalho Muda Tudo

Não foi na recente passagem de Bob Dylan pelo Brasil que Zé Ramalho finalmente conseguiu ficar frente a frente com seu ídolo de juventude. O músico paraibano, a bem da verdade, nem tentou um encontro. Sabe-se que Dylan é figura difícil, mas Ramalho ameniza. "Como ele viaja tanto, resta pouco tempo para descansar." O mais próximo que ele ficou do norte-americano foi na platéia de shows de sua turnê brasileira.

Ao homem que lhe fascinou pelas letras longas e pelo jeito muito particular de cantar, Zé Ramalho dedica seu próximo trabalho, Tá Tudo Mudando, que será lançado em CD e DVD. Nele, o músico escancara versões para o português, de sua autoria e outros compositores, de clássicos de Dylan. A faixa-título, composta por Maurício Baia e Gabriel Moura, por exemplo, é uma versão da recente "Things Have Changed" (vencedora do Oscar de Melhor Canção Original pelo filme Garotos Incríveis, de 2000).

Inspirado pela emblemática "Blowin' in the Wind", Ramalho escreveu "O Vento Vai Responder". A bíblica "Man Gave Names to All the Animals" foi rebatizada literalmente de "O Homem Deu Nome a Todos Animais". Com o parceiro Babal, transformou "Like a Rolling Stone" em "Como Uma Pedra a Rolar" e, com outro parceiro, Maurício Baia, "Tombstone Blues" virou "Rock Feelingood". Versões de Caetano Veloso, Bráulio Tavares e Geraldo Azevedo também entraram no projeto.

"É difícil versionar para uma língua como o português idéias tão revolucionárias como as dele. Tive cuidado para não fugir da visão do poeta", confessa. Mas, para seu alivio, Dylan já aprovou o "formato musical nordeste-mpb-quase nada de pop" que o brasileiro imprimiu em sua obra. "Ele mandou dizer que quer ouvir quando estiver pronto!" Dylan vai ouvir essas e outras versões, além de "If Not for You" (em inglês) e a inédita "Para Dylan". Zé Ramalho e banda já mergulharam na maratona de ensaios no Studio Robertinho de Recife (Rio de Janeiro), mas devem iniciar as gravações em julho, em sessões ao vivo.

Fonte:
http://www.rollingstone.com.br

Nenhum comentário:

Videos

Loading...

Quem sou eu